sexta-feira, 12 de junho de 2009

Educação perfeita??

Num pacífico Domingo à tarde, onde não se vê viv`alma na Rua. Ao entrar no autocarro da Eva que me levaria a Lisboa, deparo-me com a já habitual troca de lugares, onde ninguém acerta com o seu muitas vezes propositadamente. Ao chegar aos lugares traseiros, reparo que o meu lugar está ocupado por um miúdo vestido a rigor, com a farda do colégio militar. Perguntei-lhe: "Esse é o teu lugar?" e o miúdo de pronto: "é sim", com a maior das latas. Não liguei e decidi sentar-me num outro sítio, que possivelmente iria ter de desocupar, quando a pessoa referente chegásse. E chegou mesmo!!! Disse-me delicadamente, "este é o meu lugar", levantei-me e dirigi-me ao miúdo e disse: "desculpa, mas vais mesmo ter de sair para o teu lugar!". E lá foi ele....
Isto para dizer, que não percebo os princípios que são incutidos aos miúdos nesses colégios, mas se são estes, desculpem-me, mas: Viva as Escolas Públicas!

4 comentários:

CopiávelSempre disse...

Intro: Humm... essa conversa dá pano para mangas. Nos entretantos deixo-te a reflectir sobre o teu próprio texto, assumindo que tens formação em escolas públicas:

Deserto de palavras corrigidas: pacífico – pacífico; esqueceste de fechar aspas na tua primeira intervenção; chegásse – não existe, é sem acento qualquer; príncipios: a grande lacuna do aprender onde colocar acentos: princÍpios! É ler, é lixado.

Em jeito de acabamento: para muit@s a escola “pública”, a existir, é um instrumento tão igual aos colégios: massificar saberes sem aprender a pensar. Pensa tu: não será que tu e eu tivemos oportunidades diferentes? E a ser, não será que ao invés de criticar podemos tentar dar alguma coisa de nós sabendo que também vamos aprender.

Concluso: Nunca digas “viva (m) as escolas públicas”.

aNDy disse...

Compreendo a sensação.. embora já nem a recordasse conscientemente [lol]
Sabes? [em boa fé] até acredito k mtas das pessoas nem se apercebam que o fazem... Mas, como td na vida, nem sp temos a disposição ideal para lidar com alguns episódios "banais" que nos "visitam"..

Porque existem estados de espirito.
Porque temos dias 'menos bons'
Porque somos humanos...

Arrisco a dizer que:
Noutro dia qq era bem provável que te passasse ao lado.. ;)

PS- é bom estar de volta! :)

Bjks

CopiávelSempre disse...

Pois desengana-te. Nunca estudei em colégios, sempre sempre em escolas publicas. Tive e tenho é a sorte de ter uma família que me oferece outros caminhos, entre os quais os valores que no fundo pões em causa no teu texto.
Ainda bem que estás disposto a aprender ehehe. É que confesso, sou muita esquisita no que se refere ao Português...
Abraço

pedro paixao disse...

Este tipo de situações acontece frequentemente. já me aconteceu mts vezes e tb nunca acerto no lugar que deveria, por vontade minha confesso. acho que a maioria das pessoas n liga e senta-se onde quer, só que por vezes ha um chico esperto que lhe apetece chatear os outros, com razão é certo mas que poderia evitar visto ninguem estar nos seus lugares. ja viram o que é uma pessoa idosa ter lugar marcado para o ultimo banco. n parece ser o lugar mais adequado para esta.