quarta-feira, 20 de agosto de 2008


Dorival Caymmi (1914-2008)

Deixou este mundo na semana passada um grande nome da música brasileira. Quem não se lembra dele a cantar com o Chico Buarque em plena praia com as blusas do holly.

Aqui ficam os testemunhos dos ilustres brasileiros:
Daniela Mercury, cantora

"O amor que tenho pelo país, tenho por ele. Não dá para pensar em samba, Bahia e Brasil sem pensar em Dorival Caymmi."

Gilberto Braga, novelista

"Adoro tudo o que ele fez na vida, tudo dele, e mais os sambinhas alegres que ele fez."

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

""Dorival Caymmi é um dos fundadores da música popular brasileira, patriarca de uma linhagem de músicos de talento. Suas canções praieiras e seus sambas-canção são patrimônio da cultura nacional. Brilhou e inovou como compositor, músico e cantor.
Sua música é uma completa tradução da Bahia. Foi com tristeza que recebi a notícia de sua morte. Meus sinceros pêsames a sua esposa Stella Maris e a seus filhos --Nana, Dori e Danilo. Sua obra permanecerá sempre viva na memória dos brasileiros, iluminando a todos com a graça e a alegria de suas músicas."

Glória Maria, jornalista

"Ele era um cavalheiro, um dos últimos. O que mais me chamava a atenção nele eram a jovialidade e a eterna paixão pelo feminino. "Ele era uma pessoa duma simplicidade extraordinária, alegria, serenidade. Era um cara na dele, não tinha estresse, era mesmo um homem do mar. Caymmi era uma pessoa rara nesse mundo louco, globalizado, agitado. Ele conseguiu se manter Caymmi até a hora de morrer."

Chico Buarque, cantor e compositor

"Dorival Caymmi era um artista fundamental e um amigo muito querido."

Ivete Sangalo, cantora

"Eu, como baiana, tenho uma relação intensa com a Bahia de Dorival Caymmi. Ele foi um grande tradutor das coisas boas da gente, ele era um homem que via poesia em coisas do cotidiano que só ele via, com a sensibilidade que ele tinha. Mas acima de tudo, além de traduzir a Bahia, ele traduzia o Brasil. Ele foi um homem que levou a sua música para o mundo. O mundo passou a conhecer ainda mais o conteúdo cultural da gente através de Dorival Caymmi. Eu particularmente sou uma fã incondicional de Dorival Caymmi e de sua obra. Acho que a Bahia desfrutará sempre dessa auto-estima que ele inseriu em cada um de nós e ele além de um grande compositor, era o poeta da auto-estima que falava da nossa Bahia com tanta propriedade que a gente se despede sentindo muito, mas agradecendo por tudo que ele fez."

Danilo Caymmi, músico e filho de Dorival Caymmi

"Infelizmente, perdemos um grande cantor e compositor, mas a obra fica."

João Ubaldo Ribeiro, escritor

"Estou muito chateado com a morte de Dorival. Éramos amicíssimos. Tem sido uma tragédia atrás da outra para mim. Gente que é patrimônio no Brasil e a quem devemos tanta humanidade e tanta beleza e a quem os baianos devem quase a terra deles. Dorival é um grande poeta, grande artista e um grande brasileiro que vai fazer muita falta."


Até Sempre Dorival

2 comentários:

aNDy disse...

O que é que a baiana tem?
Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem!
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem!
Tem graça como ninguém
Como ela requebra bem!
Quando você se requebrar Caia por cima de mim
Caia por cima de mim
Caia por cima de mim
O que é que a baiana tem?
Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem!
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem!
Só vai no Bonfim quem tem
O que é que a baiana tem?
Só vai no Bonfim quem tem
Um rosário de ouro, uma bolota assim
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim
Um rosário de ouro, uma bolota assim
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Um rosário de ouro, uma bolota assim
Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim

Dorival Caymmi

Stella Maris disse...

Será eternamente lembrado!