domingo, 9 de março de 2008

Foi com felicidade que recebi a noticia que iria fazer os Loucos por Amor, de Sam Shepard...
O texto tem tanto de bom como de perverso!
Aqui fica um excerto:

EDDIE (sentado, atira a luva para cima da mesa. Pausa curta) May, olha. May! Eu não vou para lado nenhum. Vês? Eu estou aqui. Não me fui embora. Olha. (ela não olha) Não sei porque é que não queres olhar para mim. Tu sabes que sou eu. Quem é que havia de ser? (pausa) Queres um copo de água ou qualquer outra coisa? Hum? (ele levanta-se lentamente, aproxima-se cautelosamente dela, acaricia-lhe a cabeça com suavidade, ela continua quieta) May! Vá lá. Não podes continuar assim. Há quanto tempo é que estás para aí sentada? Queres que eu vá lá fora e te traga alguma coisa? Umas batatas fritas ou qualquer outra coisa? (ela agarra de repente com os dois braços a perna dele que está mais próxima e aperta-a com força, metendo a cabeça entre os joelhos dele) Não me vou embora. Não te preocupes. Eu não me vou embora. Vou ficar aqui. Já te disse. (ela agarra-se ainda com mais força à perna dele, ele fica parado, acaricia-lhe suavemente o cabelo) May? Larga-me, está bem? Querida? Eu meto-te na cama. Queres? (ela agarra-lhe na outra perna e aperta-lhe as duas com força). Vá lá. Meto-te na cama e faço-te um chá quente ou outra coisa qualquer. Queres chá? (ela abana violentamente a cabeça e continua agarrada às pernas dele) Com limão? Ou queres Ovomaltine? May? tu agora largas-me, está bem? (pausa, depois ela empurra-o e volta à sua posição inicial) Agora deita-te e tenta descansar. (ele começa a tentar deitá-la suavemente na cama puxando os cobertores para trás. Ela reage furiosamente, salta da cama e bate-lhe com os punhos. Ele chega-se para trás. Ela volta para a cama e olha para ele, furiosa e zangada)

EDDIE (depois de uma pausa) Queres que eu me vá embora?

(Ela abana a cabeça.)

MAY- Não!

EDDIE- Então o que é que tu queres?

MAY- Cheiras mal.

EDDIE- Eu cheiro mal.

MAY- Cheiras.

EDDIE- Estive dias ao volante.

MAY- Os teus dedos cheiram mal.

EDDIE- A cavalo.

MAY- A rata.

EDDIE- Então, May.

MAY- Cheiram mal, cheiram a dinheiro.

EDDIE- Não vamos começar com essas merdas.

MAY- A rata limpa. Muito limpa.

EDDIE- Sim, está bem.

...................................

Sem comentários: