quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SERVIÇO EDUCATIVO DA CULTURGEST APRESENTA:

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
QUA 17, QUI 18, SEX 19
DE NOVEMBRO
Em nome das artes ou
em nome dos públicos?
Discursos, linguagens e dialectos, do mediador
à mediação, em arte contemporânea


Que formas de relação com os públicos e que estratégias de mediação se configuram dentro dos museus e centros de arte contemporânea nos dias de hoje?

Públicos, artistas e mediadores revêem-se nessas estratégias de mediação?

Que novas formas de mediação desejamos para os espaços que apresentam arte contemporânea no século XXI?

Este ciclo de três dias de conferências dará voz a artistas, professores universitários, mediadores, curadores, assessores de serviços educativos e curadores pedagógicos de bienais e de eventos internacionais de arte contemporânea. Partindo dos seus discursos próprios, tentaremos analisar alguns dos paradoxos levantados pela apresentação pública da arte contemporânea.

Em que moldes se acompanha a acção do espectador sobre a recepção da arte contemporânea? A acção do espectador frente ao objecto artístico é descomprometida e livre ou pede a acção de um mediador? Será neutra a acção do mediador?

Necessitam os públicos da arte contemporânea de mediadores?

Na era da emancipação dos serviços educativos de museus e centros de arte não pretendemos discutir a sua implementação ou a sua importância, bem visível, a nível nacional e internacional mas antes discutir as problemáticas e os paradoxos que as práticas de mediação cultural vieram trazer.

Estarão presentes oradores dos mais diversos serviços educativos de Portugal e do Mundo, mas também terá algumas performances nos coffee breaks,com Ana Teresa Magalhães, Joana Barros, João de Brito e Susana Alves.

Sem comentários: